ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sábado, 28 de setembro de 2019

SEMINÁRIO PRÁTICAS E VIVÊNCIAS HOJE NA LONA CULTURAL DA BARRA

Acontece neste sábado  das 10 às 16 horas na lona cultural da Barra, na entrada do bairro Divinéa, a primeira edição do Seminário Práticas e Vivências - Griots na arte de Afroencantar histórias.
Com apoio das secretarias de educação, cultura, agricultura e direitos humanos e da coordenadoria da Mulher, o evento terá uma grande rodar de saberes com a presença de Renato Noguera (professor da UFRRJ), da pedagoga Tatiane Oliveira, Célia Cristo (doutoranda da UniRio), Dilcimares Pedro (gerente da NDLA), Sandra Gurgel (PUC-SP) e da ilustradora Valéria Felipe.

Durante o dia que começará com uma café da manhã oferecido pela secretaria de agricultura e pesca, além das palestras, acontecerão intervenções com a formação dos novos Contares de Histórias Griots, Grupo de Teatro Invisível, música com a banda Mãos Calejadas e lançamento de livros.

A entrada é franca e o evento é produzido por SAMALUMA e Afroencantamento.



O que são os Griots?
Griot é como são chamados, em alguns povos da África, os contadores de histórias. Possuem uma função especial que é a de narrar as tradições e os acontecimentos de um povo. O costume de sentar-se embaixo de árvores ou ao redor de fogueiras para ouvir as histórias e os cantos, perdura até hoje.