O sábado 28 de setembro foi Afroencantador em Maricá.
A lona cultural Marielle Franco na Barra (entrada no bairro de Divinéa), recebeu o Seminário Prática e Vivências; Griots na arte de Afroencantar histórias.
Foi o grande encontro de cultura e troca de informações da cultura Griot (veja informação abaixo), onde grandes nomes participaram de uma Roda de Saberes Griot e três novos Griots se formaram, após curso ministrado no Samaluma, entidade organizadora do evento.
Com um café da manhã super natural oferecido pela Secretaria de Cultura e Pesca desde às 10 horas, além de doação de mudas frutíferas, o evento prosseguiu com uma roda ministrada pela pedagoga Monica Rosa, dando boas vindas aos presentes ao lado da lona cultural.
Já, dentro da lona, foi formada a mesa diretora dos trabalhos e parabenizaram pela iniciativa do grupo Samaluma. Sandra Gurgel (componente do Samaluma), servindo de Mestre de Cerimônias do evento chamou a banda Mãos Calejadas que fez sua primeira apresentação com músicas afro. Fizeram parte da apresentação: Victor Hugo (percussão), Mestre Cobrinha (Berimbau), Cassio Cruz (Guitarra), Yuri Silva (Violão e percussão) e Mestre Cidel Trindade (Vocal e Percussão).
Dando prosseguimento ao evento, aconteceu a primeira apresentação da peça “O Capitão Livrão”, uma adaptação livre da obra de André Faxas, com direção de Diogo Rosa, professor de teatro do Samaluma. No elenco, Marcelo Brito, Matheus Sant’ana, Diogo Rosa, Tatiane Santos e Kammila Kelly.
A seguir, um momento de muita cultura, com a Roda de Saberes Griot, com a participação de Célia Cristo (doutorando da UniRio), Renato Nogueira (Prof. Dr. da UFRRJ), Dilcimeres José da Costa Pedro (Gerente do Núcleo de Desenvolvimento de Linguagem Artística NDLA), Monica Rosa (Pedagoga), Tatiane Oliveira (Pedagoga) e a ilustradora Valéria Felipe.
Após exposição de saberes e troca de informações, um maravilhoso coquetel (oferecido pela secretária de cultura, Andréa Cunha) foi servido aos convidados na tenda ao lado da lona cultural, onde também aconteceu a apresentação das novas Griots que se formaram fazendo suas contações de histórias e arrancando aplausos dos presentes.
Formaram-se: Luzinéa Vasques, Lili Dias e Yuri Silva
O evento terminou com mais uma apresentação da banda Mãos Calejadas.
Foi realmente um dia de grande Afroencantamento.
O que são os Griots?
Griot é como são chamados, em alguns povos da África, os contadores de histórias. Possuem uma função especial que é a de narrar as tradições e os acontecimentos de um povo. O costume de sentar-se embaixo de árvores ou ao redor de fogueiras para ouvir as histórias e os cantos, perdura até hoje.
Confira as fotos do evento, acessando: