ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

THAIRINE GARCIA, a nova sensação da moda


Thairine foi descoberta na convenção de modelos no final de 2010 e, logo após, passou a integrar o casting da Way Model.
Com 14 anos e 1 ano e meio de carreira Thairine fez diversas campanhas nacionais e estampou a capa das Revistas Marie Claire, Elle, Harper's Bazaar, V Magazine e Vogue Itália, tornando-se a modelo mais nova a atingir tal feito. Ela tem sido apontada como uma das últimas grandes revelações do mercado.


Ela nasceu em uma cidade com menos de 3 mil habitantes e começou agora o primeiro ano do ensino médio, mas já estampou as capas de revistas brasileiras como “Elle”, “Marie Claire” e “Harper’s Bazaar”. Thairine Garcia, de apenas 14 anos, é a mais nova sensação entre as new faces e com pouco mais de um ano de carreira não conquistou apenas as editoras de moda e estilistas nacionais: durante a Semana de Moda de Nova York, Marc Jacobs criou polêmica ao colocar no casting de seu desfile de Outono/Inverno 2012 a modelo paulista, contrariando a recomendação do CFDA (Conselho de Designers de Moda da América). No Brasil, Thairine não pode desfilar no Fashion Rio ou no SPFW até completar 16 anos.
À parte a todo o burburinho criado pela mídia em torno da discussão, Thairine continua vivendo com seus pais e seus dois irmãos em Barão de Antonina, pequena cidade no sudoeste de São Paulo. O ano de 2011, agitado e promissor, projetou a jovem modelo para todo o Brasil: além das capas, Thairine estrelou editoriais, campanhas e lookbooks de grandes marcas brasileiras como Alexandre Herchcovitch, Pedro Lourenço, Carlos Miele, Riachuelo e Mixed, entre muitas outras.
Thairine no backstage e na passarela de Outono/Inverno 2012 da Marc Jacobs ©Reprodução
 A transformação a que foi submetida – Thairine platinou os cabelos a pedido da “Harper’s Bazaar” brasileira – parece estar dando resultado e diante das lentes, mostra uma versatilidade digna de uma profissional experiente. O momento de Thairine é tão bom que, neste curto espaço de tempo em que é contratada da agência Way, a modelo foi solicitada também por Ricardo Tisci, diretor-criativo da Givenchy, para participar de uma apresentação fechada para jornalistas em Nova York.
O FFW aproveitou o retorno de Thairine ao Brasil e conversou com a modelo sobre o início de sua carreira, os planos para o futuro e Marc Jacobs.
Fabiana Mayer e Thairine na campanha de Inverno 2012 da  Herchcovitch; Alexandre ©Fábio Bartelt/Divulgação
Como começou sua carreira de modelo?
Fui a uma seleção de modelos no final de 2010. Aquelas convenções onde as agências selecionam modelos, sabe? A Way me escolheu.
Você está morando em São Paulo? Você sempre teve aspirações em tornar-se modelo?
Morei em São Paulo o ano passado inteiro, mas voltei para minha cidade, que é muito pequena. Lá mal chegam revistas de moda, então eu não conhecia muito desse mundo. Fui à convenção porque era alta e magra e me sugeriram, mas não era algo que eu sonhasse desde criança.
Thairine nas capas da “Marie Claire”( maio/2011), e “Elle” (junho/2011) ©Reprodução
Você tem pouquíssimo tempo de profissão e já conquistou três capas de importantes revistas de moda [“Elle”, “Harper’s Bazaar” e “Marie Claire”] e várias campanhas publicitárias. Você esperava que fosse acontecer assim tão rápido, algum desses trabalhos te marcou mais?
Não, não esperava! Todos os trabalhos têm sido importantes, não consigo escolher. Sempre dou o meu melhor em cada um.
E como foi a mudança de cabelo?
Mudei para fazer a capa da “Harper’s Bazaar” [de janeiro de 2012], mas eu gostei muito. Acho que vou deixar assim por um bom tempo, apesar de dar bastante trabalho.
Capa e editorial da “Harper’s Bazaar” brasileira de janeiro de 2012 ©Gui Paganini/Reprodução
Você foi várias vezes a Nova York no ano passado e já neste ano. Você viaja acompanhada?
Minha mãe sempre me acompanha, ela é muito preocupada. Ela guarda tudo que é publicado em uma caixa e fica mostrando para todo mundo – minha avó também. Daqui a pouco ela vai comprar uma casa só para guardar tudo!
E como foi desfilar para o Marc Jacobs? Como foi o casting?
A Milena [do departamento internacional da agência Way, que representa Thairine no Brasil] me contou que eu ia fazer o casting. Fui lá e tirei uma foto, depois fui duas vezes fazer a prova de roupa e logo depois foi o desfile. Fiquei muito ansiosa e nervosa.
Você esperava toda a polêmica sobre modelos menores de 16 anos após o desfile?
Não! Para mim ia ser só um desfile. Eu fui durante as minhas férias escolares e foi muito tranquilo.
Pedro Lourenço e Alexandre Herchcovitch Pre-Fall 2012 ©Reprodução
Estes dias você fez uma apresentação fechada da Givenchy em Nova York, como foi?
Foi uma apresentação para editores de moda. Fui confirmada em menos de 24 horas e foi bem rápido. Entrava, o Ricardo Tisci explicava as peças e pronto. Quando alguém gostava de alguma roupa voltávamos para que eles olhassem novamente.
É verdade que você é fã da Lara Stone?
Sim, ela é muito linda! Acho ela muito incrível!
Thairine em um de seus primeiros trabalhos na ffwMAG! #24 ©Gui Paganini/Reprodução
Tem alguma marca ou trabalho que você aspire muito fazer?
Não tem nada específico, só quero trabalhar muito.
Um dos trabalhos mais recentes de Thairine é o vídeo de Outono/Inverno 2012 da Schutz: