Raio-X das saradas: os perigos que os excessos de exercício podem causar
Mulheres que malham demais podem sofrer com hérnias, ausência de menstruação e distúrbios alimentares.
Gracyanne Barbosa saindo da academia, no Rio
Independente de julgamentos sobre a belezadas ultrasaradas, o fato é que cada vez mais mulheres estão cruzando a barreira entre ser malhada e ser musculosa. Gracyanne Barbosa e a ex-BBB Michelly são exemplos de famosas que passam horas na academia levantando pesos que podem chegar a 300kg, ficando maiores do que muitos homens por aí.
“Enquanto eu olhar no espelho e gostar do que vejo, estou no caminho certo”, diz Gracyanne, sem se importar com os olhares tortos de alguns. “As críticas vão sempre existir, seja com as modelos na passarela, nas academias, no carnaval”, afirma a mulher de Belo.
Mas o excesso de exercícios pode causar problemas graves se não houver um acompanhamento profissional. Segundo a cardiologista Isa Bragança, pessoas que malham demais podem ter alterações hormonais, e por conta disso não menstruam, sofrem de irritabilidade e distúrbios alimentares. “Outros problemas são as dores musculares, lesão de ligamentos, hérnia lombar, cervical e lombalgias”, explica Isa.
O perigo de infarto também é grande se não houver um acompanhamento. “Como o coração também é um músculo, fica hipertrofiado, causando aumento da pressão arterial e insuficiência cardíaca”, alerta a doutora.
“Bomba” pode matar
Responsável pelos músculos de Gracyanne, o personal trainer Xande Negão dá dicas para alcançar o corpão sem riscos para a saúde. “Além de fazer exames médicos, o importante é a pessoa respeitar o próprio corpo, fazer uma programação de treinamento com aumento gradativo de carga”, diz.
Xande garante que Gracyanne chegou ao corpo que tem hoje depois de muito esforço e nada de anabolizantes, que desde 2009 são proibidos pelo Governo. “Não existe fórmula mirabolante. Ela está malhando há dez anos, é muito determinada. No casamento, tomou só água e comeu sashimi”, diz Xande, que chama atenção para os riscos de se tomar “bomba”.
“Quem toma ‘bomba’ fica com excesso de pelo, a cara fica quadrada, o trapézio inchado, a voz mais grossa e o cabelo uma palha. Sem falar no risco de ter câncer no fígado”, alerta Xande.
Joana Prado: forte na época da 'Casa dos Artistas'
(Foto: Divulgação/SBT)
(Foto: Divulgação/SBT)
Outra que afirma não ter tomado anabolizantes durante seu período sarada éJoana Prado. Na época do reality show “Casa dos Artistas”, ela chocou o público ao aparecer extremamente forte, imagem que contrariava as curvas sensuais da Feiticeira, como era conhecida.
“Assim que recebi o convite para entrar no reality show, comecei a malhar muito. Tomei creatina (composto de aminoácidos), mudei a alimentação. Em cinco meses alcancei aquele corpo. Foi uma experiência, depois resolvi voltar ao normal”, conta Joana.
Segundo ela, aparecer no programa musculosa foi uma estratégia de marketing. “Não queria entrar como mulher sensual. Queria que as pessoas conhecessem quem eu era por dentro. E consegui: todo mundo me achou feia e viu quem era a verdadeira Joana”, revela a loira, que hoje evita os exageros: faz boxe, natação, musculação e corre “atrás de filho” (ela tem três filhos com o lutador Vítor Belfort).
Outra ex-musculosa conhecida é Mylla Christie. Após fazer sucesso na TV na série "Engraçadinha", ela surpreendeu ao reaparecer com o corpo totalmente diferente, nos idos de 1999. Mas, ao voltar para o ar em "Senhora do Destino" (2004), onde interpretou uma homossexual, já tinha retomado o antigo corpo mais feminino. Procurada pelo EGO para comentar a decisão por deixar o fisiculturismo, a atriz preferiu não se pronunciar.
Alimentação também faz diferença
Ex-BBB Michelly (Foto: Bauer Studio/Divulgação)
Além dos exercícios com aumento gradativo de peso, a alimentação de quem quer ficar forte também precisa ser específica. Segundo Xande, é bom comer bastante proteína e evitar açúcar, gordura e sal. “Sal retém muito líquido. Carboidratos à noite também devem ser evitados”.
Os suplementos também podem ser úteis e devem ser tomados de preferência no fim do treino, quando os receptores do corpo estão “abertos”. “O ideal é ter uma alimentação adequada junto com os suplementos. Um bom suplemento é o whey protein (proteína do soro do leite). Mas é bom tomar cuidado com o excesso de proteínas, pois pode sobrecarregar o rim”, explica a doutora Isa.
Mas, segundo a médica, as mulheres que adotaram o visual forte devem ter consciência de que, com o tempo, os resultados não serão tão satisfatórios. “Com a idade, o excesso de musculação pode causar flacidez. Após a menopausa, perde-se hormônios que ajudam a criar massa muscular. O corpo não consegue manter o músculo, que não volta mais para o lugar e acaba parecendo gordura”, explica.