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segunda-feira, 5 de novembro de 2012

SALÃO DO AUTOMÓVEL 2012


G1 elege os momentos marcantes do Salão de SP 2012

Veja seleção dos 10 principais lançamentos do evento.
Edição 2012 terminou no último domingo (4); próxima será em 2014.

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Salão de São Paulo 2012 foi encerrado no último domingo (4) e ficou marcado por estreias mundiais de carros e pelo peso do segmento de compactos, especialmente hatchbacks: quase  todas as grandes montadoras expuseram no Anhembi um modelo recém-lançado ou que já tem data para chegar às lojas. O G1 preparou um resumo do evento em seis tópicos. Veja abaixo e vá matando a saudade da feira, que é bienal: a próxima edição será só em 2014.

Salão; São Paulo; Top 10 (Foto: G1)
O Salão neste ano mostrou que ganhou importância no calendário mundial. Três montadoras deixaram para estrear ali 3 carros: o Ford New Fiesta Sedan, o Mercedes SLS 45th Editione o conceito Volkswagen Taigun
Eles fazem parte da lista dos "10 lançamentos" que o G1 elaborou e que estão na galeria acima (ou clique aqui para ver e ampliar as fotos). A ordem é a de apresentação, não de importância, pois a lista não se configura um ranking.
Apesar de o Taigun ser ainda um conceito e não ter data para virar realidade, ele entrou na relação porque é uma das promessas futuras para o Brasil. Sobre a pplataforma do Up!, o SUV compacto foi desenvolvido por brasileiros e pensado parao país.

Salão; São Paulo; Top 10; Guerra; Compactos (Foto: G1)
Apesar das supermáquinas e dos carros futuristas, tradicionais como chamariz dos salões, o segmento dos compactos roubou a cena nesta edição –e no ano, no mercado automobilístico, como um todo. Dividiram holofotes os recém-lançados Hyundai HB20 (em estande-formigueiro), Toyota Etios e Citroën C3 com o Chevrolet OnixRenault Clio (reestilizado),JAC J2Gol duas portas (também com novo visual) e HB20X (versão “aventureira” do hatch), lançados no Salão, e os próximos concorrentes, Peugeot 208Ford New Fiesta (reestilizado também) e Chery Celer, que será o primeiro da montadora chinesa a ser feito no Brasil.
Guerra dos compactos (Foto: G1)
Salão; São Paulo; Top 10; mãos; ao; volante (Foto: G1)
Primeira vez o Salão contou com test drive. A organização iria realizar uma ação própria, em uma fazenda no interior de SP, mas ela acabou cancelada às vésperas do evento por falta de carros. Mas duas marcas deram o gosto ao público, com experiências gratuitas. A Audi colocou nas mãos de 21 “sortudos” por dia modelos de R$ 300 mil a R$ 1 milhão –a maior “promoção” do evento veio, inesperadamente, segundo a marca, do craque Neymar, que emprestou um dos carros ao sair do salão. O R8 Spyder virou “o Audi de Neymar”. A Land Rover levou um “off-road” de ferro ao estacionamento do Anhembi, para demonstrar o potencial de seus veículos. O G1 experimentou as duas iniciativas, veja aqui como foi.
Testes (Foto: G1)
Salão; São Paulo; Top 10; musas (Foto: G1)Falando de Neymar, o jogador do Santos foi a maior estrela do Salão. Garoto-propaganda da Volkswagen, ele saiu do Anhembi com o Audi de R$ 850 mil emprestado, mas foi ao evento, na verdade, para promover o Gol duas portas reestilizado, que custará a partir de R$ 26,6 mil. Na apresentação, fez “dupla” com Martin Winterkorn, o chefe-executivo mundial da Volkswagen, uma das presenças de peso das montadoras, que também sinalizaram a importância do salão.
Outras marcas recorreram a famosos para divulgar seus carros. A Toyota deu as chaves de um Prius a Zico; a Peugeot levou Gustavo Kuerten, garoto-propaganda do 308; a Chevrolet contou com Fernanda Lima e um time de cantores que se apresentaram diariamente em seu estande; e a Kia pegou carona no sucesso da nova “Avenida Brasil” e levou a “Tessália” para mostrar o sedã de luxo Quoris. A atriz Débora Nascimento quase ofuscou o principal lançamento da marca, o Kia Cerato...
Musas e musos (Foto: G1)
Salão; São Paulo; Top 10; made; in; Brasil (Foto: G1)
Assim como em 2010, o assunto “fábrica no Brasil” foi invariavelmente mencionado nas apresentações das montadoras. O principal anúncio foi o da BMW, que, finalmente confirmou que irá se instalar no país, em Santa Catarina. Ainda não foi revelado, porém, se a marca apenas vai montar os carros aqui (em sistema CKD, de Complete Knocked Down) ou se realizará no Brasil todas as etapas de produção.
Chery mostrou o Celer (antigo Fullwin), confirmando mais uma vez que ele será o primeiro modelo a ser produzido no Brasil, na planta de Jacareí (SP). A Suzuki afirmou que o Jimny atual será nacionalizado no ano que vem, mas o preço não muda. Haverá, no entanto, uma versão mais barata. A Mitsubishi detalhou que o ASX começa a ser feito no Brasil a partir da segunda metade de 2013 e disse que pretende dobrar a produção local até 2015.
Fábricas (Foto: G1)
Uma das mais críticas ao novo regime automotivo, o conjunto de regras do governo federal para montadoras, que determinou uma cota de carros importados que poderão escapar do aumento do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), a Kia disse que continua estudando a ideia de abrir uma fábrica aqui. A chinesa Haima, que estreia oficialmente no mercado neste ano, afirmou ter um plano para se nacionalizar.
Um dia antes de o salão abrir, em seu primeiro pré-show no Brasil, a Volkswagen anunciou investimento de R$ 427,8 milhões para o setor de pintura da fábrica de Taubaté (SP). Mais R$ 315 milhões já haviam sido confirmados para a unidade de São Carlos (SP), que fabrica motores. Apesar da expectativa da fabricação de um compacto baseado no Up! em Taubaté, a marca nada comentou sobre isso. O Up! apareceu nas versões GT e no conceito Buggy.
Elétricos (Foto: G1)
Salão; São Paulo; Top 10; futuro (Foto: G1)A Toyota anunciou que o Prius começa a ser vendido no Brasil no ano que vem, por “cerca de R$ 120 mil”. O híbrido (com um motor a gasolina e outro a diesel) é o maior sucesso da montadora na categoria de carros “verdes”. Outros modelos híbridos e elétricos foram expostos, mas nenhum foi confirmado para venda no Brasil, além dos já conhecidos. A Renault chamou a atenção com o pequeno Twizy –até a presidente Dilma entrou nele. O Fusca, nome ressuscitado pela Volkswagen para a nova geração do Beetle, apareceu como conceito elétrico (E-bugster). E conceitos futuristas como Renault Captur e Citroën Survolt foram alvos de muitos cliques dos visitantes. Por falar em tecnologia, vale a menção ao Volvo V40, lançado no salão, primeiro a contar com airbag para pedestres.