Autor de dois gols na decisão contra a Espanha, defensor brasileiro afirma que não esperava levar o prêmio; Argentina é a equipe mais disciplinada
Comente agora
Autor de dois gols na final contra a Espanha, o fixo Neto foi eleito o melhor jogador do Mundial da Tailândia. Aos 31 anos, o jogador do Joinville atingiu o ápice da carreira, conquistando a tão almejada Bola de Ouro do Futsal, prêmio ganho por Falcão nas Copas do Mundo de 2004 e 2008. A premiação foi divulgada logo após a decisão deste domingo, no ginásio Huamark, em Bangcoc. Participaram da eleição o corpo técnico da Fifa e os jornalistas credenciados no evento. Brasileiro naturalizado russo, Eder Lima terminou a competição como artilheiro e também foi premiado. Ele marcou nove gols nas cinco partidas da Rússia no Mundial.
Para chegar à conquista, Neto teve de desbancar quatro concorrentes ao prêmio. Além do pivô brasileiro Fernandinho, brigavam pela Bola de Ouro os espanhóis Kike e Torras, além do português Ricardinho. Os cinco foram anunciados neste sábado pela Fifa como finalistas da premiação.
- Acabou que foi uma surpresa esse prêmio, pois é difícil um defensor ser eleito o melhor jogador de uma Copa do Mundo. Estou muito feliz e quero compartilhar esse momento com os amigos e a minha família em Uberlândia. Na final, busquei muito o jogo e acabei sendo premiado com o gol do título - comentou Neto.
Capitão da vice-campeã Espanha, o fixo Kike ficou com a Bola de Prata, dada ao segundo melhor jogador do Mundial. O prêmio de melhor goleiro foi para o italiano Mammarella, que levou o troféu Luva de Ouro.
Com dois gols a menos que Eder Lima, Fernandinho ficou com a Chuteira de Bronze, dado ao terceiro lugar da artilharia. O pivô brasileiro ficou atrás do italiano Rodolfo Fortino, Chuteira de Prata, com oito gols.
Por último a seleção da Argentina recebeu da Fifa o Troféu Fair Play, por ter sido a equipe mais disciplinada da Copa 2012. A premiação leva em conta o número de cartões recebidos e faltas cometidas por cada time.