ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sábado, 18 de agosto de 2012

V MARICANTO ENCONTRA - MOLHO INGLÊS É O DESTAQUE DO PRIMEIRO DIA

  Na tarde do sábado dia 18 de agosto, às 16 horas, deu-se início o V Maricanto Encontra, encontro de corais organizado pelo Maestro Eduardo Lannes e pelo Coral Maricanto.
Eduardo Lannes, abriu o evento agradecendo ao público e corais presentes, ao patrocinador do evento - Viação Nossa Senhora do Amparo e aos apoiadores do evento.
Convidou a regente Crismarie Hackenberg, do Grupo Vocal Molho Inglês (a grande atração deste primeiro dia) e do Grupo Som Bonde Carioca para fazer a apresentação do Coral Maricanto, cicerone do evento e primeiro coral a se apresentar, abrindo o V Encontro de Corais.
Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, palco do V MARICANTO  ENCONTRA

Maestro Eduardo Lannes do Coral Maricanto

Crismarie Hackenberg, regente dos Grupos Boca Que Usa e  Bonde  Carioca
 CORAL MARICANTO
É um coral comunitário que, durante seus dezoito anos de existência, procura apresentar seus repertórios bem variados: peças populares, renascentistas, Spirituals, MPB, Sacras, etc.
Entre suas numerosas apresentações, destacam-se o Concerto para o VII Curso Internacional de Regência coral na Casa Rui Barbosa – Botafogo, Missa do Batismo do Senhor na TV Globo e TVE e os Encontros de Corais de Cabo Frio, Miguel Pereira, Paty de Alferes, Conservatória, Vassouras, Rio de Janeiro, Além Paraíba (MG), Cambuquira (MG), Maricá, entre outros. Mesmo na condição de coro independente, em toda a sua existência, o Coral Maricanto jamais interrompeu os seus ensaios regulares.
O Regente:
Eduardo Lannes é graduado e pós-graduado pela Escola de Belas Artes da UFRJ, com passagem pela Escola de Música da mesma Universidade. Foi professor de teclado e violão, regente do Coral Messiânico Brasileiro – Unidade Maricá, do Coral da Paróquia N. Sra. Do Amparo, preparador vocal e professor de música da Igreja Batista do Calvário. É um fervoroso defensor da música coral. Atualmente dirige o MARICANTO e é professor do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
Coral Maricanto

A belíssima modelo RAMONA RABEL



 Após a belíssima apresentação do Coral Maricanto, que este ano completa 18 anos, foi a vez do Coral CANTAVENTO/FERLAGOS do Maestro Ruy Capdeville.
Eduardo Lannes apresentou:

CORAL CANTAVENTO/FERLAGOS (CABO FRIO)
O Coral Cantavento-Ferlagos foi fundado em 1975 (37 anos de existência), fazendo parte do currículo do Curso de Letras, para que os professorandos tivessem em sua formação a presença da arte. Hoje, excluído do currículo, o coral vive das vozes de ex-alunos e de pessoas extra-Ferlagos, sem a presença sequer de 1 aluno da Ferlagos, a quem, entretanto, é oferecida bolsa de 20% da mensalidade. O Coral, didaticamente, cultiva repertório que vai do gregoriano ao século XX, e que inclui folclore e “pop”, nacional e internacional. A partir do Cantavento-Ferlagos, foi fundado o ENCONTRO INTERNACIONAL DE CORAIS DE CABO FRIO, que, em 2012, atinge sua 26ª edição, com muito prestigio.
O Regente:
Ruy Capdeville é professor aposentado de Língua e Literatura Latina da UFF, mas, a partir de seus 10 anos de idade, quando começou a cantar em um coral a 4 vozes mistas e começou suas aulas de música e piano, nunca mais abandonou a prática musical, especialmente a prática coral. Os dois corais atualmente regidos por Ruy contam, respectivamente,  com 37 e 22 anos. Fundou e administra o ENCONTRO INTERNACIONAL DE CORAIS DE CABO FRIO, que conta com 26 anos sucessivos de edições. Sua formação acadêmica é do Conservatório Brasileiro de Música, Rio.


 O próximo Coral a se apresentar, foi o GRUPO VOCAL BOCA QUE USA de Niterói.

GRUPO VOCAL BOCA QUE USA (Niterói)
O GRUPO VOCAL “Boca Que Usa”, criado em Niterói no ano de 1997, tem uma inovadora proposta de direção musical compartilhada e busca trabalhar um repertório pouco executado no meio coral brasileiro, possuindo em seus quadros diversos regentes que dirigem seus próprios corais. O grupo construiu uma importante trajetória internacional, trazendo em seu currículo diversas medalhas de ouro e prêmios obtidos em respeitados concurso internacionais de coros. O “Boca Que Usa” recentemente conquistou a medalha de ouro no Concurso Internacional de Coros AMERIDE, realizado entre os dias 15 e 20 de agosto de 2011, evento que contou com a participação de 23 coros de diferentes países, sendo o único coro brasileiro premiado nesta competição.



 O próximo grupo a se apresentar foi o GRUPO VOCAL MOLHO INGLÊS
GRUPO VOCAL MOLHO INGLÊS
Molho shoyo, molho rose, molho bernaise, molho à campanha, molho vinagrete... e ninguém mais usa o bom e velho Molho Inglês. Entre nessa campanha conosco: “Coloque mais molho inglês na sua vida”. Você experimentará uma sensação nova de alegria, uma nostalgia, um aroma, que tomará conta do seu ser e você sairá por ai contando aqueles sucessos que ninguém mais ouve em lugar nenhum. Com seis anos de estrada, o MOLHO INGLÊS é um grupo vocal carioca que tem todos motivos para cantar juntos – amigos de longa data que celebram as músicas inesquecíveis do século XX. Toda a riqueza das canções que marcaram época e que ainda são trilhas sonoras de muitos filmes da vida. Venha ouvir: James Taylor, que ainda são trilhas sonoras de muitos filmes da vida. Venha ouvir: James Taylor, Eric Clapton, Jimmy Cliff, Beatles, Bee Gees e tantos outros. Os ingredientes desse molho são as vozes de Dayse Amaral, Eliane Guerra, Giselli Alves, Glória Suzana, Marcelo Appel, Marcelo Batalha, Marilu Pierotti, Paulo Stein, Silvia Helena e Ricardo Wesley. 
Regente: Crismarie Hackenberg.
Crismarie Hackenberg nasceu nos EUA e cresceu no meio da música vocal. É cantora, pianista, arranjadora e fundadora do grupo vocal BR6. É regente de oito grupos e corais de empresa no Rio de Janeiro. E diretora da empresa RioAcapella e criadora de importantes eventos na área da musica vocal, como o Fórum RioAcapella realizado de 2001 a 2004, premiado nos EUA com o “Artist of the Year 2003” da organização CASA. Esse ano organiza o retorno desse grande evento com a edição FEST RIO VOCAL que se realizará, em setembro, no Rio de Janeiro.


 E terminando a primeira sensacional noite do V MARICANTO ENCONTRA, o Grupo Som Bonde Carioca
GRUPO SOM BONDE CARIOCA
E se as músicas de um coral pudessem contar a história de uma cidade e mostrar a alegria de quem vive nela? Esse foi o jeito que o Som Bonde Carioca encontrou de fazer música. Formado há dois anos por cantores amadores que se conheceram em muitos corais de empresa, o grupo faz seu percurso pelo passado, presente e futuro, atravessando bairros, amizades, disputas, sincretismo, natureza e amores: tudo o que rodeia nosso cotidiano e pode ser revelado em canções que falam da cidade maravilhosa e de seus habitantes. Através da magia dessas músicas compostas por cariocas ou amigos do Rio, as vozes do BONDE cantam a cidade com amor, humor e carinho. Seus componentes parecem que se conhecem há milênios... Coisa de carioca! Preparação Vocal e Direção Musical de Crismarie Hackenberg.
A Regente:
Crismarie Hackenberg nasceu nos EUA e cresceu no meio da música vocal. É cantora, pianista, arranjadora e fundadora do grupo vocal BR6. É regente de oito grupos e corais de empresa no Rio de Janeiro. E diretora da empresa RioAcapella e criadora de importantes eventos na área da musica vocal, como o Fórum RioAcapella realizado de 2001 a 2004, premiado nos EUA com o “Artist of the Year 2003” da organização CASA. Esse ano organiza o retorno desse grande evento com a edição FEST RIO VOCAL que se realizará, em setembro, no Rio de Janeiro.



Rosy Oliveira (CulturarTEEN) e Wic Brasil



Início da confraternização na sede social do Esporte Clube Maricá

O parabéns

Maioridade do Maricanto

A família vitoriosa do Maestro Eduardo Lannes.
Domingo tem mais.

Confira todas as fotos do primeiro dia e os vídeos acessando http://fatosefotospr.blogspot.com.br/2012/08/v-maricanto-encontra-molho-ingles-e-o.html