Depois do primeiro magnífico dia, com a presença dos corais MARICANTO, CANTAVENTO/FERLAGOS, BOCA QUE USA, MOLLHO INGLÊS e BONDE CARIOCA, o domingo - segundo dia do V Maricanto Encontra, também foi muito especial.
Com ótimo público, o evento começou com a apresentação do CORAL POSTO 7 nasceu no dia 24/03/2011, às 20:33 hs, data que foi realizado seu primeiro ensaio e fez sua primeira apresentação pública no dia 05/11/2011 na Paróquia Santíssima Trindade Communauté Francophone do Rio de Janeiro. O Coral é formado, em sua maioria, por franceses que trabalham e residem no Brasil e alguns cariocas. Na realidade o Coral Posto 7 é fruto de um pequeno grupo de mulheres que se reunia para cantar e que gostaria que seus respectivos maridos também participassem de modo que fosse um alívio para o seu dia muito atarefado e estressante, porém sem pretensão de se tornar um coral como o é hoje. Gostar de cantar foi o grande pretexto para estarmos juntos para conversar (em francês é claro) e confraternizar sempre regado a um bom vinho tinto e queijos franceses da melhor qualidade.
Maestro Obadias Rocha |
O Maestro Eduardo Lannes faz a apresentação do segundo coral da tarde. CORAL DA RURAL.
O coral da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, foi reorganizado há 14 anos, após a realização de uma Cantada de Natal organizada pelos funcionários da universidade, que resolveram reativar o Coral existente entre as décadas de 60/80, sobe a regência do então Maestro Nelson Nilo Hack.
Atualmente, o Coral se constitui de estudantes, professores, e funcionários além de contar com a participação de pessoas das comunidades vizinhas ao campus e que participam ativamente da instituição através do coral.
O seu repertório é basicamente composto de arranjos de canções da nossa rica MPB, que vão também do pop-rock ao clássico, spirituals ao folclore, procurando refletir a variedade da formação existente no próprio grupo.
O Regente:
Natural do Rio de Janeiro, Obadias Rocha iniciou seus estudos com o Maestro Ueslei Banus. Estudou ainda com os maestros Carlyle Weiss, Dr. André Thomas, Margerite Brooks (EUA), Maurílio Costa e Emílio De César (Brasil), Adelino Barrio Moreno e Joseph Prates (Espanha), Alberto Gau (Venezuela). Possui mais de 25 anos à frente de grupos corais, tendo regido, dentre outros, concertos e/ou apresentações na Igreja da Candelária, Teatro Municipal de Niterói, Teatro Municipal de Itaguaí, na Assembléia Legislativa e Câmara de Vereadores do Estado do Rio de Janeiro, Salão Leopoldo Miguez (UFRJ), Teatro da Caixa (Brasília).
E a apresentação começa com dança de salão. |
O maestro Obadias Rocha foi até o meio da platéia reger seu coral. |
O terceiro coral a se apresentar foi o CORAL JUVENIL DO CENTRO EDUCACIONAL DE NITERÓI.
CORAL JUVENIL DO CENTRO EDUCACIONAL DE NITEROI
O Coral do Centro Educacional de Niterói foi criado em 1962 pelo professor e maestro Ermano Soares de Sá e, nesses seus 50 anos de existência, apresentou-se em diversas salas de concertos, colégios, rádios, TV’s, encontros e concursos de corais. Com doze primeiros lugares em 15 concursos disputados, o Coral destacou-se nas suas principais viagens a São Paulo, Brasília, Córdoba (Argentina), Aberdeen (Escócia) e Londres. O Coral tem dois discos gravados, sendo um deles em 1992, pelo selo Niterói Discos.
Em 1966 e 1967, o Coral participou do 1º e do 2º Concurso promovidos pela Associação de Canto Coral do Rio de Janeiro, obtendo o 1º lugar. Já em 1973, venceu o Concurso Nacional de Corais promovido pela MEC e realizado na TV Globo e, em 1974, 76, 82 e 88, o concurso promovido pelo Jornal do Brasil. Assim, as apresentações se sucederam e, sem dúvida, o Coral se tornou uma peça importante no desenvolvimento dos alunos do CEN, proporcionando a vários de seus componentes o início de uma carreira musical.
O Regente:
Luiz Carlos F. Peçanha iniciou-se na musica como cantor no Coral Juvenil do Centro Educacional de Niterói (CEN) sob direção do professor e maestro Ermano Soares de Sá.
É formado em Licenciatura em Educação Artística, com habilitação em Musica, pela Uni-Rio e Mestre em Musicologia pela UFRJ. É professor de Educação Musical do CEN e do Conservatório Brasileiro de Música. Desde 2009, é o coordenador da área de Educação Musical e Canto Coral do CEN, e regente dos Corais Juvenil e Ex-Cêntrico.
Maestro Luiz Carlos Peçanha |
Professor Saraiva presente prestigiando o evento |
Regina Sibould, proprietária do Sítio do Riacho e organizado do Espraiado de Portas Abertas também foi prestigiar o evento |
O último coral a se apresentar foi o anfitrião, CORAL MARICANTO, que abriu o evento no sábado.
CORAL MARICANTO
É um coral comunitário que, durante seus dezoito anos de existência, procura apresentar seus repertórios bem variados: peças populares, renascentistas, Spirituals, MPB, Sacras, etc.
Entre suas numerosas apresentações, destacam-se o Concerto para o VII Curso Internacional de Regência coral na Casa Rui Barbosa – Botafogo, Missa do Batismo do Senhor na TV Globo e TVE e os Encontros de Corais de Cabo Frio, Miguel Pereira, Paty de Alferes, Conservatória, Vassouras, Rio de Janeiro, Além Paraíba (MG), Cambuquira (MG), Maricá, entre outros. Mesmo na condição de coro independente, em toda a sua existência, o Coral Maricanto jamais interrompeu os seus ensaios regulares.
O Regente:
Eduardo Lannes é graduado e pós-graduado pela Escola de Belas Artes da UFRJ, com passagem pela Escola de Música da mesma Universidade. Foi professor de teclado e violão, regente do Coral Messiânico Brasileiro – Unidade Maricá, do Coral da Paróquia N. Sra. Do Amparo, preparador vocal e professor de música da Igreja Batista do Calvário. É um fervoroso defensor da música coral. Atualmente dirige o MARICANTO e é professor do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro.
Homenagem aos mais antigos componentes do Maricanto que assopraram a velinha ao lado do Maestro Lannes |
A super gatinha Alessandra, além de cantar muito, é linda! |
Outra super gatinha, Amanda. Também canta muito, assim como todos do CORAL do CEN |
As mais lindas garçonetes de Maricá ANO QUE VEM TEM MAIS! E esperamos, que com apoio do GOVERNO MUNICIPAL. |