ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

CARNAVAL 2013 - MUITOS SHOWS!


Mistura de ritmos no Carnaval de Maricá

Diogo Nogueira, Martinália, Sambô, Armandinho, Neguinho da Beija-Flor, Fernanda Abreu e George Israel estão entre os mais de 60 shows gratuitos
Uma mistura de ritmos vai animar o Carnaval de Maricá a partir deste sábado (09/02). Dos sambas de raiz interpretados por Diogo Nogueira, Monarco e Nelson Sargento ao pop de Fernanda Abreu ou o reggae de Armandinho, não vai faltar animação durante os dias de folia. Além dos shows no palco montado na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro (que recebe Neguinho da Beija-Flor, Farofa Carioca, Sambô e o próprio Diogo Nogueira), um festival de grandes nomes da música brasileira e de atrações da região também fará a festa de moradores e turistas em outros 14 pontos da cidade.
Mart’nália, George Israel, Eduardo Dusek, Jorginho do Império e Nelson Sargento estão entre os convidados (clique aqui e confira a programação completa). Ao todo, a Prefeitura programou 67 shows gratuitos, todos os dias, a partir das 22h, e a expectativa é atrair um número ainda maior de turistas do que em 2012, quando pelo menos 500 mil pessoas passaram por Maricá nos quatro dias de carnaval.
George Israel e Fernanda Abreu em Cordeirinho
O rock nacional vai tomar conta do palco de Cordeirinho. No domingo de Carnaval (10), o cantor George Israel apresenta seu terceiro CD solo “13 parcerias com Cazuza”, que reúne belas canções, como “Brasil”, “Solidão que nada” e “Burguesia”. Saxofonista e violonista do Kid Abelha desde sua formação em 1981, Israel também vai tocar músicas do grupo, entre elas “Amanhã é 23”, “Te amo pra sempre” e “Eu tive um sonho”.
Na segunda-feira (11), o público em Cordeirinho vai viajar no tempo, de volta aos anos 80. O cantor Eduardo Dusek comanda a noite com seus grandes sucessos - “Cantando no chuveiro”, “Barrados no baile”, “Cabelos Negros”, “Aventura”, além de “Rock da cachorra”, gravado em parceria com Leo Jaime. Na terça-feira (12), é a vez de Fernanda Abreu levantar o público com sua mistura de samba, disco, rap e funk. A carioca, que fez parte da primeira formação da Blitz, em 1982, vai fazer a cidade ferver com “Rio 40 graus”, “Kátia Flávia, a Godiva de Irajá”, “É hoje”, “Garota sangue bom”, “Veneno da Lata”, entre outros rits.
Mart’nália em Ponta Negra
O som que remete à chamada "música californiana", de Armandinho, agita o público no domingo de Carnaval em Ponta Negra. O gaúcho, que arrebatou fãs pelo país com sua música ao melhor estilo luau, apresenta no município seu novo álbum, gravado no ano passado em Buenos Aires. O cantor vai tocar a música de trabalho “Lua Cheia”, além de sucessos como “Desenho de Deus", "Folha de bananeira" e "Casa do Sol". Na segunda-feira, é a vez dos Blues Etílicos, maior banda brasileira do gênero. O grupo, que já tocou com B.B. King e Robert Cray em apresentações pelo Brasil, traz no repertório músicas como “Cerveja” e “Dente de Ouro”, além das inéditas “Jokers” e “Dinossauro Manco”.
O Carnaval será encerrado em Ponta Negra com um show de Mart’nália. Ela vai apresentar seu novo CD “Não Tente Compreender”, com músicas de Adriana Calcanhoto, Gilberto Gil e Caetano Veloso, além de parcerias da sambista com Mombaça, Zélia Duncan e Ivan Lins. No repertório do show, há ainda uma música de Nando Reis de tempero roqueiro, uma novidade nas apresentações de Mart’nália. Canções como “Namora Comigo”, “Surpresa” e “Reversos da Vida”, de autoria de seu pai, Martinho da Vila, também integram o repertório.
Samba de raiz em Barra de Maricá e Itaipuaçu
No palco da Barra de Maricá, destaque para Monarco e a Velha Guarda da Portela, que apresentam os grandes sambas-enredo da escola de Madureira, da Zona Norte do Rio, no sábado (09/02). Na segunda-feira (11), a banda local Tatudoemcasa, formado por integrantes da mesma família, faz a alegria do público ao som do forró. O grupo ficou conhecido ao participar do quadro “Olha a minha banda”, do programa Caldeirão do Hulk, da Rede Globo, em 2009. 
O samba de raiz também vai tomar conta dos palcos em Itaipuaçu. Jorginho do Império é a atração do domingo (10) no palco da Rua 83. No mesmo local, a cantora local Jô Borges se apresenta no sábado. Já na Rua 1, o cantor Nelson Sargento e Claudinho Guimarães animam o público na segunda-feira. No Recanto de Itaipuaçu, o sambista Marquinhos de Oswaldo Cruz, acompanhando de Claudinho Guimarães, é uma das atrações da terça-feira. 
Ainda haverá shows das bandas Conexão Balanço, Dorina e Claudinho Guimarães, Samba.com e Me Puxa (São José do Imbassaí); Samba.com, Jô Borges, Banda Brasil e Amarildo (Santa Paula); Garotos sem Preconceito, Marinho Duka e Fulia du Pimenta (Itaipuaçu); Mirene Alves e Dalva, Grupo Samba Pra Valer (Jaconé); e Claudinho Guimarães e Wilson Moreira (Inoã). 
Rafael Zarôr    FSB COMUNICAÇÕES