ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

domingo, 24 de julho de 2011

Jovem de Niterói disputa concurso de modelo que descobriu Gisele e Isabeli

Juliana Oliveira era alvo de brincadeiras na escola devido à magreza.
Filha de um pedreiro e uma diarista, ela sonha em dar uma casa aos pais

Colhendo os frutos de uma carreira promissora de modelo aos 16 anos, Juliana Oliveira, a revelação de Niterói, era uma menina desacreditada, triste e sem esperança quando criança. Linda no alto de seus 1,76m, a jovem conta que era alvo de "brincadeiras" na escola devido à magreza, mas mostra como vem conseguindo superar as dificuldades para seguir em frente e chegar às passarelas de todo o mundo.

"Eu me sentia muito mal com as brincadeiras, mas nunca pensei em revidar. Ficava quieta no meu canto e já até tentei engordar quando eles me chamavam de magrela, caniço e até mesmo rata branca. Quis desistir de tudo, dos meus sonhos, mas parar de estudar, nunca", conta Juliana, filha do pedreiro Jonas Mendonça e da diarista Rejane Oliveira, que mora em Pendotiba.

Cursando o segundo ano do ensino médio no Colégio Estadual Paulo Assis Ribeiro, no bairro do Badu, em Pendotiba, Juliana derrotou 500 meninas na etapa carioca do Elite Model Look Brasil 2011, competição que já revelou modelos como Gisele Bundchen e Isabeli Fontana. Ela representará o Rio de Janeiro nas semifinais que acontecem em 18 e 19 de agosto, em São Paulo, e caso seja classificada disputará a grande final em Xangai, na China, no mês de setembro.

Moisés Karran, proprietário de uma escola e modelos e que descobriu Juliana, afirma que a falta de esperança e problemas com a aparência são os maiores obstáculos para as modelos em potencial. Após um trabalho para melhorar a autoestima, ela decolou.

"Quando encontrei a Juliana, ela acreditava que não seria possível seguir como modelo. Acho que aí é a grande questão. Ela se sentia mal por causa das brincadeiras, das maldades que as pessoas fazem, quando na verdade elas são as pessoas que mais se enquadram no perfil de uma carreira que tem as mulheres mais belas do mundo. Estas pessoas mais humildes são sonhadoras e precisam despertar para uma vida melhor", disse Moisés.

Além de todo um trabalho psicológico, Juliana também recebeu apoio da família, em especial da mãe Rejane, para que a aparência antes alvo de críticas por parte dos colegas pudesse ser percebida como uma virtude que uma modelo precisa para atingir o topo na carreira. Agora, ela diz que precisa trabalhar ainda mais para dar condições para que a filha tenha sucesso em um mercado tão competitivo.

"Antes achava que ela não tinha o que uma modelo precisa ter para decolar, mas depois ouvindo a opinião de pessoas próximas, comecei a acreditar. Quando ela começou a ser alvo de críticas na escola procurei conversar para não deixar que isso destruisse seus sonhos. Mas agora, com tudo isso acontecendo, não posso deixar que ela relaxe nos estudos, mesmo sabendo que sempre foi boa aluna. Vou continuar trabalhando para que minha filha tenha sucesso", disse Rejane.

Ajudar a família
Como toda adolescente, Juliana pensa em ser famosa, mas se mostra humilde e consciente do que deve fazer no futuro caso se torne uma modelo de sucesso.

"Nesse concurso, eu pretendo vencer e dar uma boa oportunidade para a minha família. Essa é uma chance muito boa, pois sei que eles não têm condições de comprar a casa que querem. Pretendo muito ajudá-los com o dinheiro que eu ganhar. Vejo que eles trabalham muito para sustentar minha irmã e eu e dou a maior força para eles por causa disso. Sei que são bons pais e me ajudam muito. Meu sonho é poder ajudar", disse.

O concurso
Mesmo tendo alcançado um grande resultado ao ser eleita como a representante do Rio nas semifinais do concurso, Juliana tem a noção de que todo o esforço pode ter sido em vão caso não seja uma das classificadas para a decisão na China. Para isso, ela diz que o segredo é a calma, deixando o nervosismo para a hora da verdade.

"Para esse concurso eu estou muito calma, mas lá acho que vou ficar um pouquinho nervosa, mas é normal. Espero que eu ganhe mesmo", conta.

Segredos do sucesso
Bem descontraída, a jovem conta os segredos do sucesso para vencer a etapa carioca do Elite Model Look Brasil 2011.

"Para manter a beleza eu não faço nada (risos). Como qualquer coisa, não tenho regras. A única coisa diferente é que quando eu vou para o colégio eu ando muito, mais ou menos 30 minutos, e deve ser por isso que eu sou magrinha. Acho que o meu segredo foi o meu jeito de andar mesmo, o carão, a altura, acho que isso me fez passar".

Juliana manda um recado para as meninas que enfrentam os mesmos problemas e dificuldades financeiras e que ainda sonham com uma carreira de modelo. "Gostaria de dizer para as meninas para não desistirem dos sonhos delas. Assim como eu consegui, elas vão conseguir um dia. Digo para nunca desistir".

Pelo menos para as crianças do bairro, Juliana já conseguiu mudanças positivas. "Adoramos a Julliana e queremos ser iguais a ela. Vamos torcer muito para que ela ganhe esse concurso", disseram duas jovens vizinhas, de 8 e 9 anos.