ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sábado, 16 de julho de 2011

5º JOGOS MUNDIAIS MILITARES

COMEÇARAM OS JOGOS MUNDIAIS MILITARES NO RIO
O futebol masculino abríu a disputa dos 5º Jogos Mundiais Militares Rio 2011, os Jogos da Paz, nesta sexta-feira, antes da Cerimônia de Abertura. A partida inaugural foi entre Brasil e Argélia, às 10h, no Estádio de São Januário. O Brasil venceu por 1 x 0.

Nos Jogos Militares, a grande força no futebol masculino é a seleção do Egito, atual campeã da competição, que estreia no mesmo horário, contra o Quênia, no Estádio do América - Giulite Coutinho.

No sábado (16.07), os 5º Jogos Mundiais Militares começarão oficialmente, com a Cerimônia de Abertura no Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, às 16h. A presidente Dilma Rousseff e o ministro do Esporte, Orlando Silva, estarão presentes.

Os Jogos da Paz reunirão cerca de 4 mil atletas de 112 países. São 20 esportes em disputa, sendo cinco deles militares: pentatlo naval, pentatlo aeronáutico, pentatlo militar, paraquedismo e orientação. Até 24 de julho, o Rio 2011 vai abrir a década de ouro dos esportes no Rio de Janeiro.

Crianças participarão da abertura dos Jogos Mundiais Militares

O Estádio Olímpico João Havelange, o Engenhão, vai virar mar. Também vai se transformar em floresta e no mundo imaginário infantil da brincadeira de soldado, durante a cerimônia de abertura dos Jogos Mundiais Militares Rio 2011, no próximo sábado (16.07), às 16h. Durante a festa, crianças e adolescentes do projeto Forças no Esporte, que faz parte do Programa Segundo Tempo, do Ministério do Esporte, se apresentarão com fantasias nas cores da bandeira nacional.

O espetáculo, criado pelo cenógrafo e diretor Abel Gomes, promete emocionar o público com cores, luzes e música. Por ter representado as Forças Armadas na seleção de futebol militar no início da carreira, o rei Pelé acenderá a pira.

A cerimônia contará com cerca de 1,2 mil crianças e adolescentes, entre 12 e 17 anos, das redes municipal e estadual de ensino, que apresentarão a coreografia idealizada por Renata Vieitas. "Este é um trabalho totalmente diferente de tudo o que já realizei, mas também é o melhor que já fiz na minha vida", ressalta Renata, que comanda uma equipe composta por mais cinco coreógrafos.

A primeira parte da festa será dedicada às belezas naturais do Brasil e à fauna diversificada. Com alegorias e figurinos assinados pelo carnavalesco Chiquinho Spinoza, entrarão em cena golfinhos, cardume de peixes, tamanduás, formigas e borboletas, entre outros.

O imaginário infantil é o tema da segunda parte, que será encenada por crianças e adolescentes do Forças no Esporte. Cerca de cem adolescentes fazem aulas de dança de salão e alguns também são bailarinos.

Roda de samba

No palco, vão se apresentar o grupo Paralamas do Sucesso e os cantores Toquinho e Zizi Possi. Antes da entrada das delegações, haverá uma roda de samba com Jorge Aragão, Dudu Nobre, Alcione e Diogo Nogueira.

Cerca de 4 mil atletas, representando 112 países, participarão da quinta edição dos Jogos Mundiais Militares. Na entrada de cada uma das delegações, a bandeira do país será iluminada. Um telão de 20m x 10m, próximo ao palco dos artistas, mostrará todos os detalhes da cerimônia de abertura.

Brasileiras goleiam francesas

Sem demonstrar a ansiedade vista nos homens, a Seleção Brasileira feminina dominou o jogo e venceu a França na estreia nos Jogos Mundiais Militares por 4 a 1, em São Januário, neste sábado.

Só deu Brasil no primeiro tempo. Superior, a equipe mantinha o controle da posse de bola e chegava bem pelas laterais. Logo aos três minutos Katia Cilene, campeã no Pan de 2007, abriu o placar de cabeça, aproveitando cobrança de escanteio. A França só chegou ao gol adversário em uma oportunidade, porém não conseguiu concluir.

Aos 24min veio o segundo gol brasileiro. Aproveitando rebote, Michele acertou um chute rasteiro de fora da área, que foi parar no canto direito do gol das francesas, sem chances para a goleira Delphini. Dois minutos depois veio o terceiro. Em jogada semelhante, Melissa encobriu a defesa rival e fechou o placar no primeiro tempo.

A Seleção Brasileira diminuiu o ritmo no segundo tempo e a França teve mais chances. Katia Cilene mandou uma bola no travessão após escorar cruzamento e assustou as advesárias no início da etapa final.

Quando o resultado já se encaminhava para o 3 a 0, a camisa nove do Brasil recebeu bola dentro da área e com categoria marcou seu segundo gol na partida. No fim, em bate rebate após escanteio, Cynthia pegou a sobra, fez o tento de horna das francesas e deu números finais ao duelo, que terminou com vitória do Brasil por 4 a 1