Jovem maricaense busca vaga para o Pan do México no tiro com arco
O centro de treinamento da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTARCO) promete ficar movimentado neste fim de semana. O espaço, que fica no bairro de Itapeba, em Maricá, está recebendo competidores de diversas partes do país para participar das provas seletivas que valem vaga para os Jogos Panamericanos de Guardalajara, no México, em outubro. A disputa acontece no sábado (16) e no domingo (17/7).
Uma das esperanças brasileiras é uma maricaense de 17 anos e jeito de menina tímida. Atuando em duas categorias, “cadete” e adulto, Anne Marcele Gomes dos Santos ocupa atualmente o terceiro lugar no ranking nacional da primeira, na qual vai disputar o campeonato mundial na Polônia, em agosto.
Moradora do Parque Nanci, a jovem conta que se interessou por arco e flecha quando veio buscar o irmão, que treina no campo da CBTARCO. “Olhei outras pessoas treinando, achei bacana e também comecei a treinar, mas não esperava ter essa chance de chegar tão longe”, afirma ela, que é aluna do primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Elisiário Matta.
A treinadora Dirma Miranda dos Santos revela que não há segredo no treinamento dos jovens atiradores e que, por isso, o resultado será fruto da dedicação diária, item que Anne Marcele tem de sobra.
“Ela é muito dedicada e focada nos treinamentos, encara as competições com muita seriedade. Os frutos disso estão aí, e é o que eu digo para todos aqui. A meta é sempre a região amarela do alvo, o que eles treinam todos os dias. Se fizerem isso neste fim de semana, os bons resultados vão aparecer”, sentencia Dirma.
Para o secretário de Esportes de Maricá, Aldair Machado, o Caiu, a realização da seletiva no município só confirma a cidade como parte do mapa esportivo no país.
“Podemos medir a importância do tiro com arco para a cidade a partir da escolha de Maricá como local da fase de aclimatação e adaptação dos esportistas estrangeiros nas Olimpíadas de 2016”, enfatiza Caiu.
Sérgio Renato fotos: Clarildo Menezes