ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.


 

segunda-feira, 29 de julho de 2013

MISS RIO DE JANEIRO UNIVERSO, PAUTADO PELA FALTA DE RESPEITO

EVENTO JÁ FOI PORTA DE ENTRADA PARA O MISS BRASIL, CAIU EM DESCRÉDITO

Adalgisa Colombo eleita Miss Brasil na década de 60.

Nas décadas de 50 e 60 os concurso de Miss enchiam grandes estádios como o Anhembi e o Maracanãzinho.
Milhares de pessoas iam torcer pela mais bela do seu estado e depois pela mais bela do Brasil, que levaria ao Miss Universo.
O concurso foi caindo em decadência, até que quase sucumbiu no final da década de 70.
O SBT tentou reavivar na década de 90, mas não conseguiu.
A Bandeirantes começou com garra a apoiar a volta dos concursos estaduais e conseguiu.
Mas algo não anda bem no estado do Rio de Janeiro, berço da beleza nacional.
Muitas denúncias vem chegando ao conhecimento público sobre mutretas, armações e compra de resultados nos concursos municipais e no estadual do Rio de Janeiro da versão Universo deste concurso.
Em várias cidades, o descrédito é tão grande que a jovens de outros estados que sonham com a fama, COMPRAM o título por altas quantias (chegando a cifra de mais de R$ 15 mil reais) para garantir a coroação e a participação no Miss Estado do Rio Universo, que agora passou a se chamar Miss Estado do Rio Oficial.
Oficial de que?
Outros concursos, em suas versões são tão oficiais quanto este.
E mais, tem muito mais credibilidade, tanto que vem crescendo a olhos vistos.
O Brasil Turismo. o Brasil World, o Latina, são todos oficiais em suas versões e levam lindas jovens para representar seus estados nos concurso nacionais que levará a representante brasileira à final mundial de cada versão.

Mas e o antigo Miss Universo?
Continua com todo glamour no mundo. No Brasil, a Bandeirantes se esforça para apoiar e fazer um belo Miss Brasil. mas no estado do Rio, muitas denúncias me fatos ilícitos.

Fatos que culminaram com a grande armação no estadual do ano passado onde a noiva do Latino, a jovem Rayanne Morais foi a vencedora.
As candidatas que ali concorriam já sabiam da armação, os jurados eram amigos de Rayanne e do Latino e até a Bandeirantes, já sabendo da armação, simplesmente NÃO TRANSMITIU o evento que terminou com vaias xingamentos e graves ofensas a coordenadora do concurso Suzana Carvalho ou Suzana Almeida como gosta de ser chamada.
E a tal empresa de auditoria que supervisiona os concursos municipais e o estadual, o que tem a dizer? É omissa ou conivente?

Em Maricá, nosso berço, o evento trouxe em 2011 uma jovem de Santa Catarina - Sheila Germano - (vice campeã do Miss Santa Catarina 2010) para representar Maricá. Ela não sabia nada de nossa cidade.

Sheila Germano, Miss Itajaí 2010 e vice-campeã do Miss Santa Catarina do mesmo ano
não conhecia absolutamente nada de Maricá, segundo suas palavras para um jornal local.


Armaram para a menina não chegar entre as top 5 segundo informações vindas de dentro do concurso.
Em 2012, uma jovem de Niterói foi eleita num concurso feito em apenas quatro dias de preparação.
Essa jovem (linda por sinal) - Paula Cury - e indignou com o que viu na final do estadual do mesmo ano e agora em 2013, está participando do Miss Niterói Latina (17 de agosto) dizendo que foi procurar um concurso sério onde as candidatas são bem tratadas e respeitadas.
Agora em 2013, uma jovem que da cidade de Italva e moradora de Niterói (segundo informações próprias veiculadas nop facebook) estará sendo "coroada" Miss Maricá.
Uma pena, principalmente depois que vimos o belíssimo MISS MARICÁ LATINA, onde depois de um mês e meio de preparação de intensivos ensaios, com eventos, encontros e confraternização, a jovem Thayná Moaraes foi eleita a VERDADEIRA representante da beleza de Maricá, num concurso oficial, na versão Latina.
Na mesma noite, Fernanda Ferreira foi eleita a primeira Miss Maricá WEB, escolhida por voto popular depois de 12 dias de votação pela internet.
Fernanda chegou a ser convidada para ser a Miss Maricá versão Universo, mas sabendo dos problemas, declinou do convite.
O evento acontecerá no mesmo local do MISS MARICÁ LATINA, mas infelizmente sem o mesmo glamour e credibilidade. Uma pena. Uma derrota para um belíssimo evento!

Problemas também em outros municípios.

No sábado dia 27 de julho, aconteceu  o Miss São João de Meriti 2013 Universo, onde a vencedora iria para o Miss RJ. Também houve a coroação da Miss Universo Duque de Caxias, Mesquita e Queimados.
E não chamaram a Miss Universo Duque de Caxias 2012 Milene Carcoss e a Miss Universo Mesquita 2012 Samantha Alencar para coroarem suas sucessoras.
A jovem Milene foi ao evento mesmo assim, ao chegar lá soube da coroação da sua sucessora. Na hora da coroação da Miss Duque de Caxias 2013 Milene se dirigiu ao palco mesmo sem ser anunciada pegou a faixa e a coroa da 2013 e a coordenadora do Miss RJ - Suzana Almeida a impediu de coroar a sua sucessora, mandando que tirassem a faixa e coroa das mãos de Milene e assim fez a coroação da Miss São João 2013, lembrando de Milene tem total direito de passar a faixa inclusive assinado em contrato.
Todos os presentes viram tal fato lamentável e se indignaram com tal atitude.
Ao final Milene tomou o microfone das mãos do apresentador e falou as seguintes palavras:
"Boa Noite à todos, sou Milene Carvalho a Miss Duque de Caxias 2012 e quero dizer que fui impedida de coroar minha sucessora.
Quero agradecer mais uma vez pela decepção que a organização estadual (referindo-se ao fato abaixo mencionado sobre a noiva do cantor Latino) me deu e pela falta de caráter e compromisso. Obrigada."

Todos os presentes a aplaudiram e tudo foi se esvaziando ficando apenas a família das coroadas.
O missólogo Mathheus Alencar declarou: "Quero dizer que infelizmente esta é a coordenação universo que temos no Rio de Janeiro. Lamentável, pois há meninas aqui no Rio que tem total capacidade de ganhar o Brasil, porém não participam por causa da falta de caráter que existe.
Sou feliz em não fazer mais parte disso. Beijo gente. Boa Noite."
LAMENTÁVEL TUDO ISSO.

Vamos relembrar o que aconteceu no Miss Estado do Rio de Janeiro de 2012.

Candidatas a Miss Rio fazem carta de protesto contra coroação de Rayanne Morais: ‘Fomos humilhadas, feitas de idiotas e palhaças’

 Todas as candidatas se uniram contra a vitória de Rayanne Morais e escreveram um manifesto, publicado pelo jornal carioca Extra. As acusações vão desde a presença de jurados amigos da vencedora até a estatura que dizem, é menor que o 1,70m exigida pelo concurso como altura mínima, além da idade superior a 25 anos e também a mudança na regra ‘no meio do caminho’ que abriu espaço para que ela concorresse.

No momento do anúncio que Rayanne Morais era a Miss Estado do Rio, fato que todos já sabiam que iriam
acontecer (até mesmo a Bandeirantes não transmitiu o evento pois não compactuou com a farsa)
todas as candidatas correram para saudar a segunda colocada, deixando Rayanne sozinha.

Elas não engoliram a vitória de Rayanne Morais, a noiva do cantor Latino, no Miss Rio 2012. E, inconformadas, as 23 candidatas ao título decidiram escrever uma carta para protestar (e contestar) a vitória da gaúcha, que venceu a disputa no último sábado (25), em Volta Redonda, sob vaias da plateia. A meninas preparam uma manifestação para este sábado, às 12h30, na praia de Ipanema.
Na carta, elas alegam que foram desrespeitadas no concurso e que tudo ali não passou de uma “verdadeira palhaçada”. “Fomos humilhadas, feitas de idiotas, palhaças e figurantes. Não só nós, mas todos que nos apoiavam e se envolveram. Familiares, patrocinadores, moradores da nossa cidade, torcida”, protestam. As meninas lembraram que Rayanne ficou em segundo lugar no Miss Brasil 2009 e, pela regra do concurso, não poderia voltar como candidata. “Tal regra foi mudada recentemente e coincidiu com a divulgação de retorno de Rayanne ao mundo dos concursos”, diz a carta, apontando ainda que Rayanne tem menos que 1,70m, a altura mínima exigida pelo concurso, e idade superior a 25 anos.
“A idade limite para participar é 25 anos não completos. Rayanne declara ter 24 anos mas ninguém sabe a idade verdadeira da candidata. Cada site e vídeo nos dá uma idade diferente. No concurso Miss Brasil 2009, Adriane Galisteu anunciou a Miss Minas Gerais com 23 anos. Se assim for, hoje ela teria 27 anos”. Sobrou até para os jurados do concurso, o promoter David Brazil, grande amigo de Latino, Flavio Prescott, amigo e cabeleireiro de Rayanne e a socialite Liege Monteiro de Carvalho, amiga de Latino. “A presença de jurados com relacionamento de amizade com os noivos foi o ápice da armação”.
“Muitos nos perguntaram porque não abandonamos o concurso se estávamos tão insatisfeitas. Porque ao contrário de Rayanne, as regras do contrato eram válidas para nós. Quem abandonasse o concurso, deveria pagar uma multa de 30 mil reais. Sob essa ameaça contratual, fomos obrigadas a resistir, mesmo nos sentindo humilhadas e coagidas em servir de figuração. Enfim, Rayanne pode ter levado a coroa. Mas nós ficamos com a majestade”, conclui a carta.
Vencedora do concurso, Rayanne Morais comentou o problema: "Isso é normal em qualquer concurso onde existam torcidas. Cada uma quer que sua candidata vença. Se não fosse assim, não precisaria competir. É tudo saudável e respeitoso, nada pessoal".

Leia na íntegra:
"Nós, misses estaduais, candidatas ao mesmo concurso em que Rayanne Morais, também gostaríamos de deixar nossa versão da história pra que todos os lados sejam expostos e a história seja bem mais completa.
Somos Misses, somos mulheres, somos seres humanos acima de tudo. Então merecemos respeito de quem quer que seja. Coisa que não passou perto de nós no último sábado, dia 25 de agosto de 2012. Um concurso que é considerado o maior de todos os tempos e que tinha tudo pra oferecer uma visibilidade incrível para todas, se tornou para nós, misses Municipais do Rio, uma verdadeira palhaçada. Fomos feitas de idiotas, palhaças e figurantes. Não só nós, mas todos que nos apoiavam e se envolveram. Familiares, patrocinadores, moradores da nossa cidade, torcida... Todos.

Rayanne Moraes como todos sabem, tem sua história no mundo miss. Em 2009 ficou em segundo lugar no Miss Brasil. E como regra do concurso, ela não poderia voltar como candidata porque, sendo segundo lugar no Miss Brasil, ganhou o título para representar o nosso país em outro concurso; o “Miss Internacional”. E essa foi a primeira polêmica. Quem já representou o Brasil em concursos internacionais, não poderia mais participar de nenhum concurso da franquia “Miss Universo”. Tal regra foi mudada recentemente e coincidiu com a divulgação de retorno de Rayanne Morais ao mundo dos concursos. Mas porque mudar uma regra que só beneficiaria uma candidata? Somente Rayanne pôde se beneficiar com a mudança pois, faltando somente o concurso no Rio de Janeiro, outras candidatas que já representaram o Brasil internacionalmente não puderam usufruir de tal vantagem. Pessoas com influência no mundo Miss comentavam todos os dias em sites especializados que o título de Rayanne já havia sido comprado. No dia 16 de agosto, foi publicado um comentário no grupo Miss SemCensura no Facebook que afirmava ter conhecimento de uma reunião a portas fechadas na Band. Presentes: Rayanne, Latino e clã Saad. Curiosa, uma de nós perguntou à Rayanne se realmente houve uma reunião e ela confirmou.

A coordenadora do concurso, a sr.a Susana Cardoso nos comunicou a possível participação da mineira como se fosse totalmente limpa e correta. Mal paramos pra pensar na desigualdade que seria essa competição e várias outras coisas vieram à tona: Rayanne é de Minas. Ninguém pode participar em outros estados quando bem entende. Rayanne não foi coroada Miss Armação dos Búzios (como todas as outras misses precisam ser, por regra em contrato, e como todas as outras foram). Rayanne tem visivelmente bem menos que 1,70m, o que em contrato também não é permitido; 1,70m é a altura mínima. A idade limite para participar é 25 anos não completos. Rayanne declara ter 24 anos mas ninguém sabe a idade verdadeira da candidata. Cada site e vídeo nos dá uma idade diferente. No concurso Miss Brasil 2009, Adriane Galisteu anunciou a Miss Minas Gerais com 23 anos. Se assim for, hoje ela teria 27 anos.
Começamos a notar o tratamento diferenciado já no primeiro dia da "semana de confinamento" em Volta Redonda. A organizadora corria atrás dos jornalistas distribuindo panfletos trazidos pela candidata Rayanne dizendo que a mesma era noiva do Latino. Neste panfleto havia informações sobre suas medidas (1,74m de altura, 90 de quadril, 60 de cintura e 90 de busto) e seu currículo com títulos de Miss, curso de oratória nos EUA, entre outros cursos.
Vários outros episódios durante a semana do concurso nos mostrou o quanto tudo estava armado pra que ela fosse beneficiada e se destacasse de todo o resto do grupo. Durante semanas, a coordenadora do Miss Rio de Janeiro, a sr.a Susana Cardoso, nos dizia que seria obrigatório o uso do vestido cedido pelo estilista que estava patrocinando o evento. Mas somente no dia anterior da nossa ida para o hotel é que foi divulgado que poderíamos usar o vestido, sapato e acessório que quiséssemos no desfile de gala. Eu, por exemplo, só soube quando já estava no hotel, não havendo tempo de conseguir vestido nenhum, até porque não poderíamos sair nem nos comunicar com ninguém, só podíamos usar o telefone de noite. Rayanne usou um luxuoso vestido do estilista Alexandre Dutra, o mesmo estilista que vestiu Leila Lopes, Miss Universo 2011. Não foi difícil se destacar entre nós com tanto luxo e bordados.
Outra informação que caiu como uma bomba em nossas cabeças foi um vídeo onde a ex-Miss Minas Gerais 2009 declarava ter sido convidada para representar o Estado do Rio de Janeiro no Miss Brasil. Nessa entrevista, realizada em maio de 2012, ela dizia também ter cancelado os planos de casamento para outubro pois precisaria continuar solteira no ano de seu reinado. Com isso, ficou claro que além de dar como certo o título de "Miss Rio de Janeiro", seria certo também o título de "Miss Brasil". Tal convite, se feito pela organização do concurso, implicaria má fé da mesma no recolhimento de inscrições para concursos municipais onde mais de 100 candidatas foram iludidas com a disponibilidade de uma vaga de Miss RJ que nunca existiu.
A presença de jurados com relacionamento de amizade com os noivos (comprovada por fotos) foi o ápice da armação. Entre eles, posso citar o promoter David Brazil, grande amigo de Latino, Flavio Prescott, amigo e cabelereiro de Rayanne e a socialite Liege Monteiro de Carvalho, amiga de Latino.
Muitos nos perguntaram porque não abandonamos o concurso se estávamos tão insatisfeitas. Porque ao contrário de Rayanne, as regras do contrato eram válidas para nós. Quem abandonasse o concurso, deveria pagar uma multa de 30 mil reais. Sob essa ameaça contratual, fomos obrigadas a resistir, mesmo nos sentindo humilhadas e coagidas em servir de figuração. No mesmo contrato que estipulava a altura mínima, havia uma cláusula dizendo que a vencedora não poderia se afastar do Estado do RJ nos 3 dias seguintes ao concurso. Em menos de 24 horas, Rayanne já estava em um avião, rumos aos Estados Unidos.
A participação de Rayanne no concurso foi totalmente marcada por vaias. Vaias que a mídia até agora fez questão de omitir ou dividir com aplausos que nunca existiram. Vaias tão fortes que impediram a transmissão na televisão pois ficou impossível editar o áudio. Vaias que nos deram força para nos manifestar contra tudo que aconteceu abraçando nossa amiga Isabel Correa, a segunda colocada. Nos retiramos do palco e, quando tentamos voltar de mãos dadas para cumprimentar o público, fomos impedidas por seguranças.
Enfim, Rayanne pode ter levado a coroa. Mas nós ficamos com a majestade."