ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

ESTÉTICA: Veja as 5 cirurgias mais realizadas no Brasil

A lipoaspiração e o aumento de mama lideram o ranking


É durante o inverno que os corpos sarados do verão começam a ser esculpidos. A temperatura mais baixa traz com ela um grande aumento na procura por cirurgia plástica e tratamentos estéticos, tornando o mês de julho um dos mais movimentados entre as clínicas e consultórios.
"O clima mais ameno e as férias deixam as pessoas loucas atrás de uma vaga em uma sala de cirurgia", explica o cirurgião plástico e Perito do Instituto de Medicina Social e Criminologia do Estado de São Paulo, Dr. Alexandre Kataoka.
Confira a seguir o ranking dos cinco procedimentos mais realizados no Brasil, de acordo com a Isaps (Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica e Estética):


Lipoaspiração: Sabe aquela gordurinha que está no lugar errado e mesmo com a malhação de todo o dia ela não some? "A lipoaspiração melhora a forma e elimina essas gorduras localizadas que são difíceis de serem corrigidas apenas com exercício físico e dieta", diz o cirurgião plástico Dr. Alexandre Kataoka. A intervenção que visa retirar gordura com objetivo estético deve ser feita em um centro cirúrgico, com anestesia geral e - principalmente - deve ser executada por um médico cirurgião plástico especializado e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, SBCP.
Pré-operatório: 40 dias antes da cirurgia o paciente deve evitar o uso excessivo de álcool e tabaco, pois o fumo prejudica a circulação cutânea e dificulta a cicatrização, levando à formação de necroses de pele. Além disso, o paciente não deve apresentar casos de anemia e infecções. Nos casos de diabéticos e hipertensos, é necessário que estes quadros estejam controlados.
Pós-operatório: Em pouco tempo o paciente pode voltar ao ritmo normal, apenas com restrição à exposição solar, que pode manchar a pele na área da operação. Para o restabelecimento também é recomendado o uso de cremes, massagens e drenagem linfática.
Aumento de mama: A lei da gravidade é implacável também com as mamas, e uma hora elas caem. Por isso, a grande procura pelas próteses mamárias, que não serve só para aumentar a mama, mas também para modificar a forma e corrigir eventuais irregularidades.
Pré-operatório: Anular a ingestão de qualquer bebida alcoólica. Evitar o consumo excessivo de comidas assim como de gorduras. Remédios para emagrecer, inclusive os diuréticos, devem ter seu consumo reduzido.
Pós-operatório: É recomendado um sutiã de maior contenção das mamas. Na hora de dormir ou descansar deve-se manter a cabeça ligeiramente levantada, evitando posturas laterais. A partir de um mês é permitido fazer ginástica, porém os membros superiores não devem ser trabalhados. Não dirigir durante as duas primeiras semanas nem praticar exercícios violentos até passadas 8 semanas.
Abdominoplastia: A região do abdômen incomoda as mulheres, pois acumula gordura tanto na parte acima do umbigo, quanto ao redor. A abdominoplastia é a cirurgia plástica para retirar esse excesso de gordura, pele e flacidez. "Ela é especialmente indicada para quem perdeu muito peso ficando com a região da barriga muito flácida", alerta o médico.
Pré-operatório: Pacientes fumantes devem suspender esse hábito pelo menos 30 dias antes e depois da cirurgia. Além disso, o uso de aspirina, fórmulas ou medicamentos para eliminar o apetite, e de alguns tipos de antiinflamatórios também devem ser evitados por causarem aumento de sangramento.
Pós-operatório: A recuperação da abdominoplastia é relativamente fácil, mas requer alguns cuidados. Após a cirurgia é comum o abdômen perder um pouco da sensibilidade e estar inchado sendo preciso usar uma cinta modeladora durante 30 dias. Durante o período de recuperação da cirurgia plástica não se pode realizar esforços.
Blefaroplastia: O olhar transmite aspectos da personalidade e dos sentimentos de um indivíduo e pode modificar-se com o envelhecimento. As rugas são vincos que aparecem na pele em decorrência da interação músculo, pele e flacidez. É exatamente ao redor dos olhos que começam a surgir os primeiro sinais de envelhecimento e não há truque de maquiagem que consiga corrigir. Para isso, recorre-se a blefaroplastia, que é conhecida como cirurgia da pálpebra e visa a retirada de pele e bolsas de gordura ao redor dos olhos.
Pré-operatório: O paciente deve comunicar qualquer anormalidade que possa lhe ocorrer, quanto ao seu estado geral até a véspera da internação. Não fazer maquiagem no dia da internação. Trazer óculos escuros para que não haja intervenção solar na saída da cirurgia.
Pós-operatório: Compressas com água fria sobre os olhos poderão ser úteis para diminuir o tempo de edema e proporcionar certo conforto pós-operatório. Usar óculos escuros quando se expuser à luz natural e ao vento. Evitar sol, vento e friagem, por 8 dias. Não traumatizar nem coçar os olhos.
Redução de mama: A cirurgia plástica para redução dos seios tem por finalidade proporcionar à mulher mamas com a forma, tamanho e posição adequadas ao seu tipo físico. As técnicas utilizadas nas plásticas de mamas variam de acordo com as necessidades da paciente.
Pré-operatório: Não se deve tomar aspirinas nem outros medicamentos que contenham salicilatos, nas duas semanas anteriores e posteriores à intervenção, também deve ser evitado o uso de tabaco, devido a dificuldade que este causa no processo de cicatrização. No dia da operação deve trazer um sutiã tipo tenista, do tamanho adequado, para usar quando sair do hospital.
Pós-operatório: Os edemas duram um mês, aproximadamente, a posição e forma definitiva dos seios somente poderão ser apreciadas após seis meses. É normal a diminuição ou perda da sensibilidade nas aréolas. É muito importante evitar levantar os braços durante as três semanas seguintes à cirurgia.