Empresas sofrem para
competir com gigantes estrangeiras no Facebook
Sérgio Matsuura – O Globo
Dezenas de milhões de
brasileiros prontos para gastar dinheiro comprando itens em cidades, fazendas e
até cemitérios virtuais. Por alguns anos, o ORKUT permitiu o surgimento de
inúmeros jogos nacionais de sucesso. Porém, com a recente migração em massa de
usuários para o FACEBOOK, as empresas que tinham na rede da GOOGLE um porto
seguro passaram a concorrer com gigantes internacionais como a ZYNGA. A mudança
de endereço dos internautas forçou as desenvolvedoras de jogos a se adaptarem
ou, simplesmente, fecharem as portas.
- O Orkut funcionava como uma reserva de
mercado para as desenvolvedoras brasileiras. Com o declínio do ORKUT, as
empresas brasileiras deixaram de ser competitivas de uma hora para outra –
afirma Reinaldo Normand, diretor executivo da 2 MUNDOS.
O presidente da
Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), Fred
Vasconcelos, conta que conhece ao menos 15 empresas que fecharam por causa da
diminuição de usuários do ORKUT.
- Foi um erro de negócio.
O ORKUT era uma espécie de sócio distribuidor, mas quem apostou todas as fichas
nele perdeu – comenta.
- Muitas empresas desapareceram,
mas algumas conseguiram migrar para o FACEBOOK. Ainda existem oportunidades.
Para competir com as
gigantes estrangeiras, alguns desenvolvedores nacionais buscam parcerias. A 2
MUNDOS lançou na semana passada o jogo para FACEBOOK “Cidade dos Famosos” em
parceria com a revista Contigo, que ajuda na divulgação do título.
Com a crise do ORKUT, a
aquisição de usuários passou a ser uma das principais dificuldades das empresas
nacionais. Daniel Coquiere, sócio e diretor executivo da O2 GAMES, explica que
a publicidade no FACEBOOK está cara, pois o preço é ajustado de acordo com a
demanda e, nos leilões de cliques, participam empresas de todos os setores.
Para captar novos jogadores para o game “Golaço”, a empresa fechou parceria com
a Esporte Interativo.
- O mercado está difícil.
A gente concorre com as empresas estrangeiras, e o custo de aquisiççao de
usuários aumentou muito – diz.