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segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

FIM DO ORKUT ABALA INDÚSTRIA NACIONAL DE JOGOS SOCIAIS


Empresas sofrem para competir com gigantes estrangeiras no Facebook

Sérgio Matsuura – O Globo

Dezenas de milhões de brasileiros prontos para gastar dinheiro comprando itens em cidades, fazendas e até cemitérios virtuais. Por alguns anos, o ORKUT permitiu o surgimento de inúmeros jogos nacionais de sucesso. Porém, com a recente migração em massa de usuários para o FACEBOOK, as empresas que tinham na rede da GOOGLE um porto seguro passaram a concorrer com gigantes internacionais como a ZYNGA. A mudança de endereço dos internautas forçou as desenvolvedoras de jogos a se adaptarem ou, simplesmente, fecharem as portas.
-  O Orkut funcionava como uma reserva de mercado para as desenvolvedoras brasileiras. Com o declínio do ORKUT, as empresas brasileiras deixaram de ser competitivas de uma hora para outra – afirma Reinaldo Normand, diretor executivo da 2 MUNDOS.
O presidente da Associação Brasileira dos Desenvolvedores de Jogos Digitais (Abragames), Fred Vasconcelos, conta que conhece ao menos 15 empresas que fecharam por causa da diminuição de usuários do ORKUT.
- Foi um erro de negócio. O ORKUT era uma espécie de sócio distribuidor, mas quem apostou todas as fichas nele perdeu – comenta.
- Muitas empresas desapareceram, mas algumas conseguiram migrar para o FACEBOOK. Ainda existem oportunidades.
Para competir com as gigantes estrangeiras, alguns desenvolvedores nacionais buscam parcerias. A 2 MUNDOS lançou na semana passada o jogo para FACEBOOK “Cidade dos Famosos” em parceria com a revista Contigo, que ajuda na divulgação do título.
Com a crise do ORKUT, a aquisição de usuários passou a ser uma das principais dificuldades das empresas nacionais. Daniel Coquiere, sócio e diretor executivo da O2 GAMES, explica que a publicidade no FACEBOOK está cara, pois o preço é ajustado de acordo com a demanda e, nos leilões de cliques, participam empresas de todos os setores. Para captar novos jogadores para o game “Golaço”, a empresa fechou parceria com a Esporte Interativo.
- O mercado está difícil. A gente concorre com as empresas estrangeiras, e o custo de aquisiççao de usuários aumentou muito – diz.