ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020

APÓS 11 ANOS, ESCOLAS DE SAMBA VOLTAM A DESFILAR EM MARICÁ

Fabiana Silva, Rainha do Maricarnaval 2020
Um dia histórico, após onze sofridos anos. Uma promessa de campanha, que parecia trazer novos rumos ao samba maricaense, na verdade foi uma pá de cal na vida das agremiações daquele 2009. A criação de uma escola de samba para representar o município - a União de Maricá, não renovou essa alegria do sambista maricaense, e neste ano, a escola mais uma vez decepcionou. Na verdade, só teve um lampejo de alegria, quando em 2019 as escolas daqui uniram esforços, componentes e alas, e foram juntas para a Intendente Magalhães, trazer o título da série C do carnaval carioca para Maricá, que por muito pouco, nao escorreu das mãos em 2020.

Em 28 de fevereiro de 2016, há menos de três meses de mandato, Fabiano Horta recebeu homenagens das escolas e garantiu que a alegria votaria à Maricá, e que as escolas voltariam à avenida. Numa apresentação reunindo a quase totalidade das escolas que sobreveviram ao caos, a semente foi plantada e pelas mãos do vereador, então secretário de turismo Robson Dutra, da LACAM (Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá), e do vereador Dr. Felipe Auni, o carnaval voltou.

Voltou?

A lei do carnaval fora de época de autoria do Dr. Felipe Auni, foi aprovada em 2017, e em todos estes anos tentou-se trazer de volta os desfiles. Mas entraves burocráticos, emperraram o sonho. A luta foi árdua. Brigas de egos nas escolas, profissionalização do carnaval de Maricá, exigências mil de documentações, não impediram que em 27 de dezembro de 2019, a Saco das Flores fosse a primeira escola a receber o subsidio de R$ 80 mil para a realização do carnaval em 2020. Se não fosse este fato (o pagamento em 2019), mais uma vez teria dado “chabu” e o desfile não teria saido. Mas fica a pergunta: não seria um carnaval fora de época, em meados do ano como fora aprovada a lei? Sim, seria e será. Este desfile de agora, onde apenas quatro escolas do grupo especial conseguiram entregar todas as documentações exigidas, não terá julgamento oficial, mas as escolas disputarão o Troféu Imprensa (um Estandarte de Ouro maricaense, mas bastante tradicional por aqui) e em outubro, após as eleições, acontecerá o desfile valendo o título (com novos enredos para as quatro escolas que se apresentarão em 29/02, e possivelmente com todas as nove escolas credenciadas (cinco do grupo especial e quatro do grupo de acesso). 

Mas o importante é o retorno dos desfiles, uma luta hercúlea do pessoal da LACAM, com apoio da secretaria de turismo e da procuradoria do município. Desfiles que geram empregos em várias áreas, que traz de volta a familia maricaense às arquibancadas da já acanhada (para os dias de hoje) passarela do samba maricaense, a Rua Abreu Rangel, que leva o nome de Passarela do Samba Adélia Breve. O troféu Imprensa que contará com jornalistas previamente selecionados, analizará onze quesitos e a divulgação dos vencedores, nos moldes do Estandarte de Ouro, será divulgado no início da tarde do domingo (01/03) e a entrega dos triféus, acontecerá numa grande festa no dia 11 de abril, Dia Nacional das Escolas de Samba, sugestão do atual secretário de turismo - José Alexandre, que mesmo muito recente na pasta, realizou um magnifico carnaval em Maricá e é grande incentivador do retorno dos desfiles em Maricá. MARICÁ VOLTA A SORRIR!


Escolas de samba de Maricá desfilam neste sábado (29)

O Carnaval Maricá 2020 ainda não acabou. Neste sábado (29/02), a partir das 21h, a Passarela do Samba Adélia Breve de Marins, montada na Rua Abreu Rangel, no Centro, será palco dos desfiles das escolas de samba do município.

Realização da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Turismo e da Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá (Lacam), o evento marca o retorno dos desfiles na cidade, após um hiato de 12 anos.

Para Bruno Duné, presidente da Lacam, esse retorno serve como uma preparação para os desfiles do carnaval de 2021.

“São mais de dez anos sem desfilar e, para que tenhamos um grande retorno, cada uma das escolas está trabalhando duro com o objetivo de apresentar o seu melhor. Embora não tenha caráter competitivo o desfile do próximo sábado será um teste para as agremiações e uma prévia do desfile do próximo ano”, avaliou Bruno.  

Ao todo quatro escolas irão se apresentar, entre elas, GRES Camisa Azul e Branco, GRES Inocentes de Maricá, GRES Unidos do Saco das Flores e GRES Acadêmicos de Araçatiba. Segundo os organizadores cada agremiação terá entre 50 e 60 minutos para apresentar o seu enredo. A entrada é franca.