Foi cremado no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, por volta das 16h30 desta segunda-feira, o corpo da jovem Maria Cândida Portinari, 16 anos, neta do pintor Cândido Portinari, morta neste domingo por conta de um vazamento de gás no banheiro de seu apartamento, em São Conrado, Zona Sul do Rio.
Cerca de 200 pessoas participaram do velório, entre amigos e parentes. Famosos como cantor Milton Nascimento e o humorista Helio de La Peña também estiveram presentes. Além da família, jovens colegas de Maria Cândida estavam bastante abalados.
A família de Maria Cândida suspeita que tenha ocorrido um vazamento de gás no aquecedor de água do banheiro. Ela morava com seus pais, Maria Edina e João Cândido, que encontrou a jovem desmaiada por volta das 16h.
Segundo amigos da família, ela estava tomando banho para ir ao cinema com o namorado, quando desmaiou e ficou submersa na banheira por alguns minutos. O pai sentiu um cheiro de gás e notou que a filha estava demorando muito.
Ele entrou no banheiro e a retirou da banheira. Um médico do condomínio tentou reanimá-la, ela chegou a vomitar muita água, mas teve uma parada cardíaca e morreu.
Segundo Cristina Penna, madrinha de Maria Cândida, seus pais, Maria Edina e João Cândido, estão em estado de choque e não puderam ir ao Instituto Médico Legal (IML) nesta manhã. " Ela era uma jovem alegre, linda, um anjo, muito ligada às coisas do tempo dela, com muitos amigos. Eles tinham acabado de voltar do carnaval na Disney", afirmou Cristina.