ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sexta-feira, 9 de abril de 2010

PESCADORES PEDEM PARA QUE CANAL DA BARRA NÃO SEJA ABERTO

Apesar das ondas não estarem com muito mais do que 2 metros na região de Maricá (ao contrário do que está sendo registrado no Rio e Região Ocêanica de Niterói, onde técnicos afirmam que as ondas superaram os 4 metros), a maioria dos pescadores de Maricá, em especial da Barra e Zacarias temem pelo refluxo de águas do mar para lagoa, fazendo com que o nível da mesma em vez de diminuir, aumente.
Segundo o Prefeito de Maricá, ele e os técnicos do INEA garantem que a operação será um sucesso (assim esperamos e rezamos), mas moradores das margens das lagoas e áreas próximas estão desde já vivendo um pesadelo, com a possibilidade do avanço do mar.
Pescadores moradores de Ponta Negra (onde o refluxo do mar para a a lagoa está muito forte e a correnteza do canal de Ponta Negra em direção da lagoa é bastante grande) também temem pelo pior: "Já estou com o meu barco pronto para qualquer eventualidade. Isso não época para se abrir canal nenhum. Vai ser uma grande bobagem" disse preocupado um pescador que preferiu não se identificar, mas que mora em Ponta Negra a mais de 25 anos.A prefeitura de Maricá e o Inea decidiram abrir o canal entre a lagoa e a praia da Barra de Maricá nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, 09, para escoar a água da lagoa que transborda em diversos pontos da cidade. Segundo o superintendente regional do Inea, Stefan Gomes, avaliações técnicas, inclusive com apoio de topógrafos do Comperj monitoram as condições para a realização do trabalho.
"O nível da lagoa está muito alto, não temos muitas opções. O nível do mar é mais baixo que o nível da lagoa. A população não precisa se preocupar porque o mar está mais baixo que a lagoa em aproximadamente um metro", declarou o superintendente do Inea.