ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Como manter os jovens longe da bebida?

Psicóloga Rosely Sayão explica como os pais devem lidar com a proibição do consumo de álcool para menores de 18 anos

Os jovens estão começando a consumir bebidas alcoólicas cada vez mais cedo e preocupando os pais, já que ignoram as proibições. Este foi o caso da mãe de uma menina de 16 anos, que descobriu que a adolescente estava bebendo ao ver no Facebook uma foto da filha com uma latinha na mão.
"De um modo geral, a proibição de qualquer droga, lícita ou ilícita, não funciona", afirma a psicóloga Rosely Sayão, colunista da BandNews FM.
A especialista em educação lembra que há um proibição social para que os jovens não bebam antes do 18 anos e que os pais, por uma questão de coerência na formação, devem bancar o que é dito pela lei. "Mas eles devem também no fundo saber que o filho vai transgredir esta proibição. Então é (preciso) tutelar mais de perto”, ensina Rosely.
A psicóloga chama a atenção ainda para o fato da menina de 16 anos ter postado uma imagem com a bebida no Facebook. “Quando um jovem coloca uma fotografia neste sentido, ou tem qualquer outro ‘vacilo’, ele está pedindo socorro. A gente precisa entender este pedido e fazer uma intervenção”, alerta a especialista.