ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

X FESTIVAL NACIONAL DE VOZ E VIOLÃO
WALTER DIAS DE BELO HORIZONTE COM
"MANIFESTO H2O" FOI O GRANDE CAMPEÃO
COM ORGANIZAÇÃO PERFEITA, NUM EXCELENTE LOCAL DE EVENTOS
FESTIVAL DE AFIRMA COMO UM DOS MELHORES DO BRASIL
Apesar das chuvas, foi tudo perfeito.
O Festival como sempre começou com a sensacional apresentação do CORAL MARICANTO do Maestro Eduardo Lannes, (segundo o produtor do evento, Pery Salgado, o pé de coelho do Festival), conforme fotos abaixos.
Ainda na primeira noite (dia 21 de novembro), aconteceu a entrega dos diplomas aos JOVENS DESTAQUES DO ANO (veja na página A 17 do caderno principal) e a apresentação das 13 primeiras finalistas do Festival que como de praxe, foi aberto com a apresentação de um campeão de edições passadas. Esse ano, na primeira noite, Carlos Gabriel (o BIEL) - foto abaixo) da cidade de Caçapava - SP, relembrou BURACOS DO METRÔ, grande campeã da sexta edição do festival (2004).
Durante a apresentação das primeiras 13 finalistas, alguns nomes se destacaram, como TOM DA BAHIA - foto à esquerda - (autor da música tema da Grande Família) que defendeu a música Uma Canção Verdadeira de Beto Moura.
Outro que se destacou e acabou levando o prêmio de 5° colocado com a música LONGE de sua autoria e também o título de melhor intérprete desta edição do festival, foi o cantor de Campos, CRIS DALANA.
Cris Dalana (primeira foto acima) que no sábado dia 22 teve show em Campos, foi representado pela sua esposa Gisele (foto acima junto com Rose e Pery produtores do evento) na entrega dos prêmios.
Outro que se destacou na primeiura noite foi Roberto Lempé (ex-integrante da banda Secos e Molhados dos anos 70 e 80), que na música TREM DO TEMPO de Kelce Moraes e Paulo Peres (foto ao lado), recebeu o prêmio e troféu de MELHOR VIOLÃO.
Mais um destaque foi para Waltinho (foto abaixo) que ganhou o troféu de melhor percussão e César Weber (em pé com o violão na mesma foto abaixo), autor da música ORAÇÃO que ganhou o troféu de Música Mais Comunicativa. Durante os dois dias do evento, muita festa e confraternização e a belíssima exposição de Osias Silveira - ARTE IN NATURA patrocinadora pela PORTO DAS TINTAS (também patrocinadora do Festival) com o tema VIVA RAUL, VIVA OSIAS, RAUL VIVE!!! (foto abaixo).
O júri (foto acima) dos dois dias do Festival foi composto por: Edson Fonseca (nosso querido Manhoso), pelo músico e compositor Carlos Colão, pela professora e musicista Maria Augusta Fernandes, pelo músico e compositor Marcos Alexandre (presidente do júri) e por André Monken, artista plástica, professora de artes, Presidente da ONG Felizcidade e futura presidente da Fundação Municipal de Cultura Luiz Carlos Viegas.
Também na primeira noute (dia 21), foram entregues os diplomas aos apoiadores e patrocinadores que há 10 anos estão juntos no Festival Nacional de Voz e Violão. Foram entregues diplomas ao Armarinho Ica, Farmácia Teriaga e Macomar (foto abaixo) como apoiadores do evento.
1º LUGAR MANIFESTO H2O – Walter Dias
Belo Horizonte (MG) prêmio oferecido pelo
POSTO , LANCHONETE e RESTAURANTE ALELUIA
2º LUGAR SAUDADE BOA – Tavinho Limma
Ilha Solteira (SP) prêmio oferecido pelo Bazar Ribeiro
3º LUGAR ONDE A ALMA SE TORNA INCOLOR Pedro Cavallero – Ananindeua (PA) prêmio oferecido por DELFIM MOREIRA Comunicação e Marketing
4º LUGAR INJURIA CEGA – Zeca Barreto - São Jose do Rio Preto (SP) prêmio oferecido pela loja PORTO DAS TINTAS
5º LUGAR LONGE – Cris Dalana - Campos dos Goycatazes (RJ) - prêmio oferecido pela loja PORTO DAS TINTAS
MELHOR INTÉRPRETE
CRIS DALANA Música Nó do Tempo prêmio oferecido pela Mister Mônaco Agropecuária
MELHOR VIOLÃO
BETO LEMPÉ Música Trem do Tempo - prêmio
oferecido pela loja AO BANDOLIM DE OURO
MÚSICA MAIS COMUNICATIVA - ORAÇÃO
REVELAÇÃO DE 2008
GABRIEL ADABO e JOÃO HELLER - música Canção de Amor
MELHOR PERCUSSÃO
WALTINHO Música Oração de César Weber