ATENÇÃO: AS MATÉRIAS POSTADAS NO CULTURARTEEN ATÉ 21 DE SETEMBRO DE 2019, PODEM SER ACESSADAS ATRAVÉS DO ENDEREÇO:
EM RESPEITO E CUIDADO AOS NOSSOS LEITORES, PARA EVITAR O MANUSEIO EXCESSIVO DA VERSÃO IMPRESSA DO INFORMATIVO CULTURARTEEN, TEMPORARIAMENTE ESTAREMOS CIRCULANDO APENAS NA VERSÃO ON LINE E NA REVISTA ELETRÔNICA.

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Maricá se prepara para a epidemia da gripe suína


Com os casos de gripe suína aumentando a cada dia no Brasil, a Secretaria de Saúde de Maricá está se preparando para atender a população em uma necessidade de urgência. Por isso, o secretário Marcos Victoriano tomou a iniciativa de formar o Comitê de Prevenção e Controle da Gripe A (H1N1), nesta segunda-feira, dia 27 de julho. Em reunião com representantes das Secretarias de Educação e Assistência Social, da Defesa Civil, do Conselho Municipal de Saúde, da direção do Hospital Conde Modesto Leal, Vigilância Sanitária, Recursos Humanos, Departamento de HIV, Laboratório e Subsecretaria Hospitalar, ficaram decididas várias ações no município.
“Estamos nos preparando adequadamente caso a gripe suína chegue a Maricá”, disse o secretário de Saúde. “Já formulamos um cartaz simples e bem explicativo para a população, informando os sintomas do vírus”, informou Victoriano, ressaltando que nesta quarta-feira, dia 29 de julho, como primeira ação, a Secretaria de Saúde se reuniu com os Agentes Sociais, a Defesa Civil e diretores de escolas públicas e particulares. Aliás, o comitê permanecerá em atividade durante todo o curso da epidemia.
Na reunião do Comitê de Prevenção e Controle da Gripe A (H1N1), foram definidas as seguintes ações:
1) Elaboração de folder explicativo e informativo sobre a epidemia de gripe, com orientações à população,
2) Elaboração de cartazes para serem afixados em locais públicos, como rodoviária, ônibus, vans, entre outros (Ver anexo);
3) Organização do fluxo dos pacientes do hospital a partir da instalação de tenda (ou ônibus) para a triagem dos pacientes que forem ao Hospital Conde Modesto Leal;
4) Deliberação de organização de postos de informações nas Unidades Básicas (Postos de Saúde);
5) Deliberação de capacitação dos Agentes Comunitários de saúde das equipes do PSF para irem às residências informar aos moradores sobre as formas de prevenção e controle da doença.